Números do cancro do pulmão em Portugal e algumas interrogações

March 6, 2015

Praticamente todos os dias somos confrontados na televisão com mortes mediáticas de acidentes de automóvel ou assassínios, mas ouvimos muito pouco sobre os que morrem vítimas de cancro, que são em número bem superior a estas causas mais mediáticas.

 

Sobre o cancro do pulmão e suas causas, fala-se muito pouco, culpabilizando-se apenas as pessoas por fumar, como se essa fosse a única razão da doença

 

Na realidade, como vim a constatar antes de criar a LUSORADON, num estudo  muito representativo abrangendo 12 hospitais do norte de Portugal, no período de 2000-2010, registraram-se 9.767 doentes com cancro do pulmão, com os seguintes hábitos tabágicos:

 

Fumadores 4.802 (51%)

Ex-Fumadores 2.335 (25%)

Não Fumadores 2.286 (24%)

 

Não existindo ainda números oficiais de mortes por radão em Portugal, mas sabendo que o radão é considerado por muitos países e instituições internacionais como a 2ª causa de cancro do pulmão, só me posso perguntar, quantos portugueses e portuguesas são na realidade vítimas deste gás que se acumula nas suas casas?

 

O estudo salienta que a maior parte dos não-fumadores que morrem com cancro do pulmão, são mulheres. O que me faz perguntar, será que é por passarem mais tempo em casas com altos valores de radão, do que os homens?

 

E finalmente, a idade mediana em que a doença ataca é de 66 anos, idade em que actualmente uma pessoa deixa de trabalhar e deveria finalmente poder gozar a sua reforma. E do total, 552 destes pacientes tinham 45 anos ou menos.

 

É este flagelo que quero ajudar a combater com a Lusoradon, informando as pessoas e reparando casas com concentrações elevadas de radão.

 

Podem ver o estudo em:

http://www.elsevier.pt/pt/revistas/revista-portuguesa-pneumologia-320/pdf/90251779/S300/

Please reload

Featured Posts

A LusoRadon em movimento

March 12, 2015

1/4
Please reload

Recent Posts
Please reload

Follow Us
Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 - LUSORADON - Livre-se do radão e respire descansado!               Contacto: geral@lusoradon.pt                              www.lusoradon.com    Tlm: 967 087 084

  • c-facebook
  • Twitter App Ícone
  • Google+ Basic Black