O que é o radão? Porque é o radão perigoso? Como prevenir do radão?

April 20, 2015

O que é o radão? Porque é perigoso? Como prevenir?

 

O radão é o mais pesado dos gases que existem normalmente na nossa atmosfera. Ocupa o lugar 86 na tabela periódica, sendo normalmente criado ao longo da cadeia de decaimento/desintegração do urânio. Como o urânio é um elemento muito pesado e instável, vai perdendo electrões, protões e neutrões, transformando-se sucessivamente em outros elementos mais estáveis que são tão ou mais radioactivos que o urânio, ou seja, libertam radiação sob a forma de partículas alfa, partículas beta e raios gama.

 

Mas o radão tem uma particularidade que o distingue de todas as restantes partículas "filhas" do urânio, por ser gasoso. Assim, como o urânio é um elemento relativamente abundante, também o é o radão que dele se liberta e passa a fazer parte do ar que respiramos. Normalmente, ao soltar-se dos solos e rochas ele liberta-se na atmosfera onde rapidamente se dilui, sendo a sua concentração na atmosfera geralmente na ordem dos 5-10Bq/m3, unidade de medida que mede o radão no ar. Quando este se liberta dos solos e rochas debaixo das casas, ou dos materiais de construção que fazem parte da casa (especialmente do granito), a sua concentração pode atingir centenas ou mesmo milhares de Bq/m3.

 

O radão é um gás nobre e completamente inerte, ou seja, podemos respirá-lo e expirá-lo que ele não se fixa nos pulmões. Porém, é muito instável e tem um tempo médio de vida curto, de apenas 3,8 dias. Quando ele decai nos pulmões, liberta partículas alfa altamente energéticas, partículas beta e radiação gama e transforma-se noutros produtos, isótopos radioactivos de polónio, bismuto e chumbo que são sólidos e que se fixam nos pulmões. E em cada decaimento, há libertação de mais radiação ionizante dentro dos pulmões, até que finalmente estes produtos decaiem em isótopos do chumbo mais estáveis.

 

Das formas de radiação libertada dentro dos pulmões, as mais perigosas são as partículas alfa, que sendo cerca de 20 vezes mais energéticas que as partículas beta ou raios gama, têm um poder ionizante muito maior. Isto é, quando "disparadas" dentro dos  pulmões, pode matar as células que atingem, ou danificá-las alterando o seu DNA, tornando-as células cancerosas. Felizmente, o nosso corpo consegue reparar a maior parte dos danos causados ao DNA dessas células. Está no entanto provado que a exposição prolongada a elevadas concentrações de radão ao longo dos anos, diminui a capacidade que o corpo tem de reparar os danos provocados pela radiação e aumenta muito as probabilidades de desenvolver cancro do pulmão. Por essa razão, os estudos até agora efetuados indicam que o risco de contrair cancro do pulmão, é diretamente proporcional à concentração de radão a que se está exposto. Os fumadores em especial, têm muito menos defesas contra os danos provocados pelo radão e uma probabilidade várias vezes superior de contrair a doença, pelo que devem estar especialmente alerta para os níveis de radão a que estão normalmente expostos.

 

Saiba porém que pode medir a concentração de radão e se necessário baixar fortemente os níveis de radão de sua casa ou local de trabalho, a preços acessíveis, através dos serviços da Lusoradon. O cancro do pulmão é neste momento o cancro com maior incidência em Portugal. Com cerca de 4000 vítimas mortais/ano, tira a vida a mais de 10 portugueses por dia. O tabaco é normalmente apontado como a primeira causa de cancro do pulmão com cerca de 70 a 80% de todas as incidências e o radão a segunda causa com 6 a15% de todas as incidências. Deixando de fumar e/ou prevenindo os perigos do radão, é assim possível diminuir drasticamente o risco desta doença a que todos estamos sujeitos. 

 

Não espere mais, previna dos perigos do radão. Ligue já para o 967 087 084 e peça o seu kit de medição de radão Lusoradon, ao melhor preço do mercado. Livre-se do radão e respire descansado.

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

A LusoRadon em movimento

March 12, 2015

1/4
Please reload

Recent Posts
Please reload

Follow Us
Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 - LUSORADON - Livre-se do radão e respire descansado!               Contacto: geral@lusoradon.pt                              www.lusoradon.com    Tlm: 967 087 084

  • c-facebook
  • Twitter App Ícone
  • Google+ Basic Black