Recuperamos a notícia sobre um estudo universitário sobre o radão feito em habitações em Vila Pouca de Aguiar, para lembrar que em muitas das nossas casas em Trás-os-Montes, as concentrações de radão nas casas podem ser muito elevadas, colocando em risco a saúde dos seus moradores. Algumas destas casas com valores de radão muito elevados, não eram feitas em granito, o que confirma que mesmo casas feitas sem granito podem ter problemas de radão muito graves, pois este vem geralmente dos solos debaixo das casas.
Relembramos que o radão é habitualmente considerada a segunda causa de cancro do pulmão a seguir ao tabaco, é um carcinogénico de tipo A, o mais grave, causando provavelmente muitos mais cancros do pulmão em Portugal que, por exemplo, o amianto. Como tal, não deve ser substimado.
A boa notícia é que com a Lusoradon é fácil medir o nível de radão nas nossas casas e locais de trabalho. Se os valores forem elevados, não precisa de conviver com este gás cancerígeno, já pode contar com a Lusoradon para repararmos a sua casa. Consulte-nos em www.lusoradon.com
Livre-se do radão e respire descansado.
Comments