top of page

A maior parte da radiação ionizante a que estamos sujeitos vem do radão

Os estudos já efetuados em vários países, apontam que a radiação ionizante média, a que os nossos organismos estão sujeitos, vêm entre 50 a 66% do gás radioactivo radão, sendo de longe a maior fonte de radiação ionizante a que estamos sujeitos ao longo das nossas vidas.












O valor de radão na atmosfera é muito reduzido, pelo que a maior parte da radiação libertada pelo radão, é absorvida ao respirarmos este gás nas nossas casas, locais de trabalho ou outro tipo de edifícios, onde o radão tem tendência para se acumular em valores superiores. Está provado que o radão é a segunda causa de cancro do pulmão e a primeira causa para os não-fumadores. Nas zonas graníticas, os solos têm normalmente teores de urânio superiores, pelo que o valores do radão produzido que entra e se acumula nos edifícios, nas regiões graníticas, podem ser muito superiores a estes valores médios.

A única maneira de verificarmos se na nossa casa ou local de trabalho, ou nos nossos edifícios públicos, existem valores médios de radão excessivos e tendencialmente mais perigosos, é fazendo a sua medição. Os Kits de medição de radão da Lusoradon, são baratos e simples de usar.

Milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente nos países ocidentais, já fizeram a medição de radão nas suas casas e já existem milhões de casas reparadas, através da instalação de sistemas de mitigação de radão. A Lusoradon é a sua empresa especialista na medição e mitigação de radão, em Portugal.

Está provado que o radão é a segunda causa de cancro do pulmão e a primeira causa para os não-fumadores.

Não guarde para amanhã para fazer a medição do radão da sua casa, contacte-nos já.


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reportagem da RTP1 sobre o radão

Reportagem da RTP explicativa sobre o radão com alguns dados recolhidos em Amarante, provenientes de um estudo no âmbito do Doutoramento da Dra. Lisa Martins na UTAD. Uma problemático que é muito comu

bottom of page