MITIGAÇÃO DE

RADÃO DE  EDIFÍCIOS

o radão é a principal causa de morte por cancro do pulmão para não fumadores!

O QUE SÃO.

São sistemas que permitem reduzir os níveis de radão num determinado edifício. Ao longo das últimas décadas, foram sendo identificadas e estudadas diversas técnicas para reduzir os níveis de radão, que dependem sobretudo das características do edifício a intervir. Os técnicos especializados da LusoRadon têm o conhecimento técnico e experiência para analisar o edifício e determinar qual será o sistema mais eficaz, com menor custo, a curto, médio e longo prazo, para o cliente.

COMO FUNCIONAM.

Em edifícios existentes:

Fazemos um estudo técnico exaustivo e técnico, fazemos testes recorrendo a equipamentos específicos, que ajudam a compreender a proveniência do radão em cada compartimento e ajudam a determinar qual o sistemas de mitigação mais adequado e eficiente para cada edifício.

 

Os sistemas que geralmente apresentam melhores resultados quando a fonte de radão são os solos debaixo da casa, passam pela instalação de um sistema de ventilação especial que promove a sucção do ar rico em radão do solo por baixo da casa, directamente para o exterior do edifício, onde é rapidamente diluído. Estes sistemas são habitualmente chamados de sistemas de depressurização do solo da sub-lage. Além disso, procedemos à detecção e selagem dos maiores pontos de entrada de radão no edifício. Estes sistemas, também chamados de sistemas activos de mitigação (que utilizam pequenas unidades de ventilação, com consumos muito reduzidos) conseguem reduções de radão por vezes até aos 99%. No caso de as fontes de radão na casa serem paredes ou materiais de construção de granito, que também emanam radão, podemos instalar sistemas específicos que promovem a diluição do ar interior através da introdução de ar climatizado, reduzindo a concentração deste gás para níveis bem mais baixos.

 

-Em novas construções ou reabilitação de edifícios:

Definimos pormenores construtivos e vendemos os respectivos materiais que permitam ao edifício ser mais resistente ao radão, geralmente com menores custos do que fazendo a instalação posterior de um sistema de mitigação de radão depois do edifício construído. Se vai construir uma nova casa ou edifício numa zona de risco de concentrações mais elevadas de radão (ver mapa de risco de radão em Portugal), recomendamos fortemente nos contacte, para definirmos gratuitamente um sistema passivo de extração de radão, que envolvem entre outros pormenores a aplicação das membranas de radão também designadas telas anti-radão que comercializamos, que previnem a entrada do radão no futuro edifício e ajudam a baixar os níveis médios de radão na ordem normalmente entre os 30 a 70%, sem necessidades de instalar ventoinhas.

Estes sistemas são já obrigatórios na zonas de risco elevado de radão em pelo menos 9 países europeus e no caso de não instalar vazio sanitário, pode ser um sistema alternativo.

Desde já alertamos que têm sido feitas medições em edifícios em Portugal, que possuem vazio sanitário ventilado, e mesmo assim apresentam concentrações médias de radão acima ou bastante acima dos valores máximos recomendados. Assim, recomendamos reforçar mesmo edifícios com vazio sanitário, com os sistemas de telas de radão que representamos, de forma a garantir uma maior protecção contra o radão e humidades, aos futuros ocupantes.

 

  • Como a LUSORADON faz o design do sistema de radão mais eficaz para a sua casa?

 

O sistema de mitigação de radão não é limitado à segurança, à eficácia na redução do radão ou ao cumprimento com a legislação e os regulamentos aplicáveis. As nossas preocupações principais são fazer o estudo aprofundado do edifício que permitam a minimização dos custos de instalação e dos custos operacionais, o uso eficaz da energia, a durabilidade, a fiabilidade, a facilidade de manutenção, o conforto físico para os ocupantes do edifício, o sistema mais silencioso para os ocupantes e vizinhos, bem como o impacto na aparência interior e exterior do edifício.

 

Se o resultado da sua medição de radão for acima de 200Bq/m3, contacte-nos através do nosso email geral@lusoradon.pt ou para o 967087084.

VANTAGENS

DA MITIGAÇÃO.

  • Conseguir reduzir os níveis de radão de sua casa, por vezes conseguindo-se reduções na ordem dos 95% ou mais. Numa mitigação de radão tenta-se sempre conseguir prevenir e reduzir o mais possível a entrada de radão no interior do edifício, preferencialmente para valores bem abaixo dos 200Bq/m3, o valor máximo de radão que a legislação portuguesa recomenda para novas construções ou dos que os 400Bq/m3 para construções existentes*. Desta forma, você, a sua família e outras pessoas que frequentam o edifício intervencionado, verão significativamente reduzidos os riscos para a saúde associados ao radão.

 

  • Baixar o nível de humidade em sua casa. Um grande parte da humidade que entra em sua casa, entra da mesma forma que o radão, vindo do solo, atraído pela pressão negativa que geralmente existem nos níveis inferiores dos edifícios. Quando existe um excesso de humidade, esta favorece proliferação de bactérias e fungos que causam muitas doenças e que causam muitas vezes alergias, asmas e outras doenças do foro  respiratório. Um sistema de mitigação de radão consegue expulsar grande parte da humidade que entra na casa vinda do solo, desta forma contribuindo para o bem estar, saúde e qualidade de vida das pessoas que habitam ou frequentam o edifício intervencionado. Além da humidade excessiva afectar a saúde dos utilizadores do edifício, ela também contribui para uma mais rápida degradação do edifício e do seu mobiliário, provocando uma mais acelerada perda de valor, que pode ser evitada instalando um sistema de mitigação de radão.

 

(*)Com base nas práticas em muitos outros países do mundo e face aos riscos elevados para a saúde associados a valores de radão da ordem dos 400 Bq/m3, a Lusoradon recomenda que se a sua casa tiver concentração média anual acima dos 200 Bq/m3, nos consulte para verificarmos a melhor forma de reduzir esses mesmos valores. O valor de 200 Bq/m3 está em linha com o recomendado pela legislação portuguesa para os novos edifícios e com os valores recomendados em vários da União Europeia.

ATENÇÃO

Se tem níveis elevados de radão e os quer reduzir ou construir uma casa resistente ao radão

JUNTE-SE A NÓS 

Receba novidades em 1º mão

Contacte-nos

Entre em contacto e peça já o seu orçamento, confie nos Especialistas na medição e mitigação de Radão!

TELEFONE

+351 967 087 084

EMAIL

  • Instagram logo
  • Youtube logo

© 2020 by LUSORADON. Produzido por  Mercado Digital

logoSem-Título-1.png